windows

windows

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Instale o Windows 7 sem Abrir mão do Windows XP e Windows Vista

Neste tutorial ensinaremos uma das (muitas) técnicas para ter dois ou mais sistemas operacionais instalados no mesmo PC (e sem entrarem em conflito).
Primeiro passo: obtenção do Windows 7
Pode parecer um pouco óbvio, mas é necessário salientar que não basta apenas fazer o download do Win7 (pegue aqui a versão de 32 bits e aqui a de 64); por se tratar de um arquivo .ISO (formato correspondente a imagens de CD e DVD), será preciso “queimá-lo” (gravá-lo) em uma mídia virgem (pelo tamanho do arquivo, terá que ser um DVD – já que Blu-Rays ainda são escassos no Brasil) usando um programa específico para esse fim (confira aqui uma lista).
Já com seu DVD do Windows 7 em mãos, podemos ir para a próxima etapa.
Segundo passo: particionando seu disco rígido
Antes de iniciar a instalação do Windows 7, você precisará criar uma nova partição no seu HD: é onde o novo sistema operacional será instalado. Os métodos variam – principalmente porque o Windows Vista já vem com um sistema de particionamento integrado, e o XP não.
O artigo Como criar partições no HD elucida bem o assunto, ensinando ao usuário as técnicas de divisão – tanto para quem usa Vista quanto para quem usa XP. É uma leitura recomendada (e quase obrigatória) antes de prosseguirmos.
Uma vez que seu HD esteja particionado (importante: a instalação mínima do Windows 7 requer 16 GB de espaço livre em disco, então certifique-se de que a nova partição é maior que isso), pode-se ir para a etapa final.
Terceiro (e último!) passo: instalação do Windows 7
Finalmente chegamos à parte mais fácil: instalar o Win7 na nova partição. Para começar, insira o seu novíssimo disco do Windows 7 no drive de DVD e reinicie o computador. O boot via CD/DVD precisa estar habilitado na BIOS (pelo Setup, ao ligar o PC); se você nunca mexeu nisso, não se preocupe: a maioria dos PCs já vem com essa opção ativada.
Uma vez que o DVD comece a rodar, basta seguir os passos indicados pelo instalador. Mas cuidado! Na hora de escolher o tipo de instalação (Installation type), certifique-se de selecionar a opção Custom (instalação avançada) e escolher como drive de destino a partição que você acabou de criar; uma escolha errada nessa parte pode fazer com que o Win7 seja instalado no drive principal, o que significaria sobrescrever seu sistema operacional original (XP/Vista) e causar muita dor de cabeça.
win7Depois de selecionar a nova partição como local de instalação, basta sentar e relaxar. O processo é semelhante ao dos outros Windows, com uma reiniciada aqui e outra acolá; após um tempo será solicitado que você configure algumas coisas básicas como: criar sua conta de usuário, inserir seu código de licença (semelhante a um número de série) e definir as preferências para o sistema.
Se você chegou até aqui, parabéns! Seu Windows 7 está instalado e pronto para ser testado. De agora em diante, ao ligar o computador você terá a opção de escolher com qual sistema operacional (entre Win7 e XP/Vista) deseja trabalhar.
Como remover o dual boot
Okay: você testou, fuçou e bisbilhotou o Windows 7; agora quer que seu sistema volte a ser como antes. Para remover o Win7 (e a tela de dual boot que aparece ao ligar o PC), basta seguir estes passos:
  1. Inicie seu Windows padrão (Vista/XP) normalmente;
  2. Abra o menu Iniciar;
  3. Em “Executar...” (XP) ou na própria barra de “Iniciar Pesquisa” (Vista), digite “msconfig”;
  4. Será aberta uma tela de configurações – selecione a aba “Inicialização do Sistema”;
  5. Você deverá ver duas entradas, uma para o Vista/XP (Sistema Operacional atual; Sistema Operacional padrão) e outra para o Seven: selecione a do Seven e clique no botão “Excluir” (cuidado para não apagar a entrada errada!);
  6. Terminado esse processo, você pode formatar a partição em que se encontra o Win7;
  7. Pronto! Se quiser excluir a nova partição e deixar seu HD como era antes, basta usar os mesmos métodos e programas indicados no artigo sobre a criação de partições.

0 comentários:

Postar um comentário