windows

windows

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Suporte remoto a PCs em qualquer versão do Windows

Você já deve ter ouvido falar do recurso Acesso Remoto. Ele permite que qualquer pessoa com as edições Home Premium ou Business do Windows Vista controlem o mouse e o teclado de qualquer outro PC habilitado. Mas mesmo sendo um recurso sensacional, é um tanto excludente – se a sua versão do Windows for a Home, você só pode receber assistência, mas não oferecê-la a outrem.

Nesse caso, uma boa alternativa é o VNC, uma linha de programas de desktop remoto testada em outros sistemas operacionais e que tem todos os recursos de que precisamos. Ele está disponível gratuitamente (recomendamos o TightVNC em tightvnc.com). Todavia, ele foi criado para redes locais (ou seja, pode ser difícil fazê-lo funcionar na internet) e raramente vem em um pacote amigável. Se você começa a arrancar os cabelos de nervoso sempre que o telefone toca, o cliente VNC pode ajudar. Mas não se iluda, pois é provável que traga uma porção de novos problemas.

O Windows Live Messenger é melhor. Ele vem com um recurso de Assistência Remota que deixa você se conectar de longe a seus contatos. Caso você ofereça assistência técnica, ele permite observar a tela da outra pessoa e dar instruções detalhadas por escrito – o que é ótimo se você quiser ensinar o outro a pescar em vez de lhe dar o peixe limpo, frito e com batatas fritas. Contudo, ele também possa ser chatinho na hora de lidar com diferentes sistemas operacionais: tivemos problemas para administrar o Windows XP a partir do Windows Vista Ultimate.

Resta-nos o TeamViewer, que parece ser a ferramenta perfeita para o serviço. Sem qualquer frescura com sistemas operacionais – todos, do Windows XP ao Mac OS X são suportados –, ele requer pouquíssimas configurações. Na verdade, não há configuração alguma a fazer para quem recebe o suporte. O programa-cliente apenas é executado, sem ser instalado. Toda a segurança é feita no lado do TeamViewer e o processo de conexão é tão simples quanto discar um telefone.

Assim, na próxima vez que você ficar tentado a usar um vocabulário alternativo com os familiares que nunca lembram em que canto da tela fica o menu Iniciar, apenas suspire baixinho, abra o TeamViewer e troque alguns números pelo telefone.

Se o seu assistido for um tipo paranóico que suspeita de tudo, incluindo rodar arquivos executáveis baixados da internet (e nisso ele tem razão!), o TeamViewer é a solução. Baixe, instale e rode o programa na sua máquina. Depois, envie a pessoa ao site http://go.teamviewer.com, onde encontrará uma interface de login – não esqueça de passar a ela os dados para login, ok? Logo que ela clicar em Conexão ao parceiro, verá instantaneamente a sua tela, como se você estivesse rodando o TeamViewer em modo de apresentação.

Por outro lado, se quiser entrar em seu próprio PC remotamente, confi gure uma senha adequada no lugar da que é gerada dinamicamente. Assim, você poderá acessá-lo sempre que convier. No TeamViewer, clique em Extras, selecione Opções e digite sua nova senha. Atenção: sua ID do TeamViewer nunca muda, por isso anote-a; abra o TeamViewer em qualquer máquina remota, digite seu usuário e senha e você terá acesso a seu PC pela internet.

1 BAIXE O TEAMVIEWER Puxe o servidor do TeamViewer de http://tinyurl.com/2hdlec e instale-o no PC. A primeira tela tem tudo de que você precisa: seus detalhes pessoais de conexão à esquerda e uma janela à direita para digitar os detalhes da pessoa assistida. As senhas são utilizadas apenas uma vez.

2 ASSUMA O CONTROLE A pessoa que recebe assistência precisa baixar o programa QuickSuport do TeamViewer e rodá-lo. Não é necessário instalar nada. Peça a ela que leia os números na janela do QuickSuport e digite-os na caixa da direita. Confira se Suporte Remoto está selecionado.

3 MEXA EM TUDO É só isso. Você tem o controle do mouse e do teclado da máquina da outra pessoa e está livre para explorar e reparar o problema. Peça a seu amigo que não mexa no mouse e no teclado enquanto você trabalha para que não haja interferências.

4 MOSTRE E CONTE Feche a janela para desconectar e conecte novamente em modo Presentation. Desta vez, seu próprio desktop estará sendo mostrado a seu amigo. Se for uma coisa trivial você pode demonstrar como se conserta e a pessoa aprenderá fazendo.

5 FALE A RESPEITO O TeamView tem mais algumas ferramentas úteis. Clique na aba acima da área de Notifi cação, selecione Extras e você ganhará acesso ao quadro-negro, para rabiscar em sua tela, e ao Chat, um programa simples de troca de mensagens.

6 OBSERVE E APRENDA Quando estiver satisfeito com seus ensinamentos, abra a aba do TeamViewer, clique em Extras e escolha Troca o lado com seu parceiro. Você verá a tela deles e poderá apontar coisas importantes no monitor clicando em qualquer lugar da tela.

0 comentários:

Postar um comentário